(Português do Brasil) Projeto de extensão da UFSC elabora guia de boas-vindas para a Casa do Migrante Scalabrini

27/07/2020 19:31

Désolé, cet article est seulement disponible en Portugais Brésilien. Pour le confort de l’utilisateur, le contenu est affiché ci-dessous dans une autre langue. Vous pouvez cliquer le lien pour changer de langue active.

MATERIAL DE BOAS VINDASO projeto de extensão “Direito à cidade para imigrantes e refugiados na Grande Florianópolis: integração aos serviços públicos e de lazer”, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), elaborou uma cartilha de informações essenciais para migrantes e refugiados em território catarinense. A iniciativa conta com a parceria da Missão Scalabriniana de Florianópolis e do Serviço Pastoral dos Migrantes de Santa Catarina.

Muitos imigrantes, no momento de seu acolhimento, desconhecem os serviços públicos de saúde, educação, assistência social, transporte e as opções de esporte e lazer disponíveis na região metropolitana de Florianópolis. Pensando nisso, a equipe formada por Emanuely Gestal, Gabriele Lins, Natalia Benatti e Sara Pittigliani, integrantes do projeto de extensão, criou, entre março e julho de 2020, o “Material de Boas Vindas – Casa do Migrante de Florianópolis”. O guia possui um total de 18 páginas e vai ser disponibilizado em 2 idiomas (português e espanhol) ao público recebido pela organização.
A Casa do Migrante Scalabrini é uma instituição de apoio aos migrantes venezuelanos vindos de Boa Vista (RR) pelo processo de interiorização federal, em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e Cáritas Suíça. Desde 31 de outubro de 2019, a organização auxilia na integração destas pessoas em Santa Catarina, no mercado de trabalho e no ambiente educacional. Confira o website deles, clicando aqui.