01/11/2016 14:59

Título: Mulheres Invisíveis: Histórias de lideranças femininas na migração para Blumenau
Autor: Bertoli, Bianca
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso relata, por meio de reportagens, histórias de mulheres que migraram para a cidade de Blumenau, em Santa Catarina. A região é conhecida pela ostentação das supostas características da colonização europeia e pelas inúmeras oportunidades de emprego. Nas migrações, a mulher geralmente é relacionada à pessoa que acompanha o marido, ligada ao lar e aos filhos. Fugindo desse papel de coadjuvante, muitas saem sozinhas ou lideram o deslocamento de suas famílias para outras cidades, estados ou países. Conforme o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Santa Catarina é o terceiro estado mais procurado para se viver no Brasil, e Blumenau é a quarta cidade catarinense que mais recebeu mulheres entre 2005 e 2010. As entrevistas e as observações nos permitiram alcançar os objetivos: (1) Conhecer a realidade das migrantes que vivem em Blumenau; (2) Compreender os porquês da migração dessas mulheres; (3) Identificar suas ocupações e (4) Apontar como é a receptividade de um povo conhecido pela aversão a quem vem de fora.
Descrição: TCC (graduação) – Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Jornalismo.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180499
Data: 2016-11