(Português do Brasil) A Experiência da migração como meio para entender o sujeito moderno

01/01/2011 15:03

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Título: A Experiência da migração como meio para entender o sujeito moderno
Autor: Schmoeller, Luci
Resumo:

A globalização impôs ao sujeito moderno um processo de constante transformação de suas relações sociais e, consequentemente, de sua identidade. Este trabalho propôs-se a discutir o descentramento da identidade, que é próprio do sujeito moderno. Para tanto, foram colhidas cinco entrevistas – sendo duas submetidas à análise descritiva – realizadas com migrantes radicados em Joinville (SC) nas últimas três décadas, atraídos pela crescente oferta de empregos devido à industrialização da cidade. Recorreu-se ao método da Análise do Discurso (AD) para identificar as marcas linguísticas que configuram o deslocamento da identidade do homem do campo inserido no contexto urbano e o descentramento da identidade experimentado por ele. Os resultados desta pesquisa evidenciaram um sujeito cindido, marcado pela fluidez que é constitutiva da identidade, ao mapear suas experiências de vida na cidade e no campo. Esse aspecto da identidade é um exemplo das consequências da modernidade a que se está sujeito.

Descrição: Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2011
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95288
Data: 2011