(Português do Brasil) Pesquisadora Brasileira da UFPR é a única Latino-Americana a integrar o Comite Executivo da IASFM

07/10/2020 08:13

Désolé, cet article est seulement disponible en Portugais Brésilien. Pour le confort de l’utilisateur, le contenu est affiché ci-dessous dans une autre langue. Vous pouvez cliquer le lien pour changer de langue active.

A Associação Internacional para o Estudo da Migração Forçada (IASFM na sigla em inglês – http://iasfm.org/officers/)  é a maior, mais prestigiada e mais importante e representativa instituição internacional não-governamental criada para reunir pesquisadores, profissionais, stakeholders e ativistas e orientar Estados e organizações na construção de políticas públicas sobre migração forçada.

O primeiro Secretariado Internacional da IASFM foi ativo no Refugee Studies Centre, University of Oxford, UK. Posteriormente, foi transferido para o Instituto para o Estudo da Migração Internacional da Universidade de Georgetown, EUA. Atualmente, é hospedado pelo Center for Refugee Studies da York University, Canadá.

O IASFM divulga suas ações e resultados em sua Newsletter (http://iasfm.org/newsletter). Ademais, seus membros se reúnem em conferência a cada dois anos para apresentar os resultados de suas pesquisas locais, o impacto das ações executadas em sua localidade e para discutir novas orientações sobre o tema, que irão influenciar a agenda internacional de Estados e Organizações Internacionais.

Danielle Annoni é Pós-Doutora em Direito Internacional Humanitário e Migrações pela University of Munster (WWU), na Alemanha; PhD em Direito Internacional e Direitos Humanos pela UFSC,  Professora do Curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Políticas Públicas da UFPR, Consultora internacional em matéria de migração e refúgio, inscrita na OAB-PR n. 100432, tendo sido eleita na última semana Tesoureira do Comite Executivo da IASFM.

É a primeira vez neste século que uma pesquisadora brasileira integra o Comitê Executivo da IASFM, representando não apenas o Brasil, mas toda a América Latina.