(Português do Brasil) Trajetórias migratórias e redes sociais: a mobilidade espacial de professores universitários argentinos para Florianópolis(SC)

01/01/2009 15:07

Título: Trajetórias migratórias e redes sociais: a mobilidade espacial de professores universitários argentinos para Florianópolis(SC)
Autor: Burgos, Nadia Evelyn

Neste trabalho são analisadas as trajetórias migratórias dos professores argentinos em Florianópolis, considerando o enfoque da Análise de Redes Sociais. A partir da análise e interpretação de entrevistas, reconhecemos a multiplicidade de fatores que provocam a migração qualificada deste grupo de acadêmicos ao Brasil e a sua correspondência com os tipos de trajetórias encontradas. Avança-se no conhecimento das causas que provocam a migração e como as imagens criadas do Brasil fizeram com que, por um lado, a migração dos professores argentinos comece antes do deslocamento espacial e, por outro, represente um obstáculo à integração dos professores argentinos na comunidade receptora. Logo, são estabelecidas algumas considerações parciais que demonstram a importância dos chamados laços fracos no processo migratório e no casamento entre o micro e o macro – social. Conclui-se que a aplicação do método de redes sociais ajuda a explicar o fenômeno da mobilidade espacial de maneira completa; partindo da análise das relações, chega-se à construção de partes da rede de professores argentinos no Brasil.

Descrição: Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2009.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92800
Data: 2009