As políticas de atenção ao imigrante em Florianópolis.

16/02/2018 15:38

Título: As políticas de atenção ao imigrante em Florianópolis.
Autor: Fáveri, Inêz Pereira de
Resumo: O Presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo estudar As políticas de atenção ao imigrante em Florianópolis. A atenção ao imigrante e refugiado na grande Florianópolis é oferecida pela Pastoral do Migrante – Arquidiocese de Florianópolis, que trabalha diretamente com este público, auxiliando-os nas questões que perpassam a rotina de um imigrante ou refugiado no novo lugar de morada. Há também o Grupo de Apoio a Imigrantes e Refugiados em Florianópolis e região – GAIRF, criado pela Pastoral do Migrante com intuito de formar uma rede colaborativa entre a comunidade civil, órgãos municipais e do estado, empresas, associações, e também pressionar o poder público para tomar providências nesta causa que ainda é desassistida. Para compreender o processo migratório, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental, que permitiu a compreensão das migrações na sociedade capitalista nas suas diversas fases de desenvolvimento. Ou seja, perpassa desde as grandes navegações e a colonização europeia e africana no Brasil, até a era do capitalismo industrial e as migrações causadas pelo êxodo rural que mudou as relações sociais da época, até o século XXI e as migrações contemporâneas na era da globalização. O trabalho teve enfoque também na migração haitiana, imigrantes que a partir de 2010 escolheram o Brasil para viver.
Descrição: TCC (Graduação) – Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/183559
Data: 2018-02-16