(Português do Brasil) As políticas de atenção ao imigrante em Florianópolis.

16/02/2018 15:38

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Título: As políticas de atenção ao imigrante em Florianópolis.
Autor: Fáveri, Inêz Pereira de
Resumo: O Presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo estudar As políticas de atenção ao imigrante em Florianópolis. A atenção ao imigrante e refugiado na grande Florianópolis é oferecida pela Pastoral do Migrante – Arquidiocese de Florianópolis, que trabalha diretamente com este público, auxiliando-os nas questões que perpassam a rotina de um imigrante ou refugiado no novo lugar de morada. Há também o Grupo de Apoio a Imigrantes e Refugiados em Florianópolis e região – GAIRF, criado pela Pastoral do Migrante com intuito de formar uma rede colaborativa entre a comunidade civil, órgãos municipais e do estado, empresas, associações, e também pressionar o poder público para tomar providências nesta causa que ainda é desassistida. Para compreender o processo migratório, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental, que permitiu a compreensão das migrações na sociedade capitalista nas suas diversas fases de desenvolvimento. Ou seja, perpassa desde as grandes navegações e a colonização europeia e africana no Brasil, até a era do capitalismo industrial e as migrações causadas pelo êxodo rural que mudou as relações sociais da época, até o século XXI e as migrações contemporâneas na era da globalização. O trabalho teve enfoque também na migração haitiana, imigrantes que a partir de 2010 escolheram o Brasil para viver.
Descrição: TCC (Graduação) – Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/183559
Data: 2018-02-16